Tags
Posts Relacionados
Compartilhe
Festival ABCR reúne profissionais do terceiro setor.
Na primeira semana de maio, nos dias 5, 6 e 7, a capital paulista sediou a 7ª edição do Festival ABCR. O evento é realizado pela Associação Brasileira de Captadores de Recursos (ABCR) e engloba palestras, aulas especiais e debates sobre como captar de forma eficiente para organizações do terceiro setor (ONGs) e estabelecer relacionamentos duradouros com doadores.
Durante 3 dias, em média 500 participantes transitaram pelo Centro de Convenções Rebouças, local onde aconteceu o Festival ABCR. Em um ambiente de muita troca, palestrantes falaram sobre comunicação e marketing na captação de recursos, campanhas de sucesso, captação com governo, mobile fundraising, relacionamento com doadores, crowdfunding, entre outros temas.
A arte de contar história – storytelling foi um dos destaques no Festival ABCR 2015. Palestrantes abordaram a importância da prática ao contar a causa de uma instituição e também para a criação de campanhas. A temática encerrou o festival, com a palestra magna de Tokie Esaka, responsável há 15 anos pela área de criação na The Walt Disney Company (Brasil). Tokie falou sobre a necessidade de ouvir o doador e da responsabilidade de mexer com suas emoções.
Para a presidente do Instituto Empreender, Mariza Soares, a presença no festival permitiu a ela levar para a instituição as atualizações das tendências na área de captação de recursos, que podem colaborar para promover a sustentabilidade das organizações do terceiro setor. “O Festival ABCR trouxe inspiração e motivação para seguir em frente promovendo a mudança social que acreditamos ser necessária para a garantia de direitos da juventude”, destacou Mariza. O Instituto Empreender atua há 15 anos na área de formação e qualificação socioprofissional de jovens.
De acordo com o diretor-executivo da ABCR, João Paulo Vergueiro, a edição de 2015 teve algumas inovações, como por exemplo as masterclasses; aulas especiais pagas a parte e com conteúdo aprofundado nos temas: aquisição pessoa física, mobile fundraising, marketing relacionado à causa, desenvolvimento de conselhos de filantropia, captação de recursos para organizações da cultura e captação com o governo. Outro destaque foi a oportunidade de aproximar os captadores dos fornecedores que oferecem serviços e ferramentas que vão contribuir para o sucesso do trabalho de mobilização de recursos das organizações. “O Festival, desde o ano passado, tem um Comitê Científico, formado por profissionais qualificados em captação de recursos que são responsáveis por montar a grade de conteúdo do evento. Eles zelam pelo que está sendo ministrado e se empenham para garantir a presença dos melhores palestrantes e convidados”, explica João Paulo.
A edição de 2016 será entre os dias 04 e 06 de maio, no mesmo local deste ano. “Como o Festival ABCR de 2016 será realizado novamente no Centro de Convenções Rebouças, esperamos proporcionar um evento mais aprimorado e com conteúdo ainda mais profundo. Agora que já conhecemos todas as características do local, podemos pensar na programação que melhor se adequará para o espaço. Esperamos contar com um número maior de participantes, mais expositores na feira e mais convidados internacionais palestrando”, conclui o diretor-executivo da ABCR.
Fonte: Instituto Empreender