Oficina de sensibilização para inserção de pessoas com deficiência

Tags

Posts Relacionados

Compartilhe

Oficina de sensibilização para inserção de pessoas com deficiência

Por Ana Santana

Instituto Empreender promove oficinas e workshops de sensibilização para empresas com interesse em contratar pessoas com deficiência e mostra como é simples e importante a inclusão.

Em uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH), foi comprovado que apenas IMG_73854% das empresas contratam pessoas com deficiência (PCDs) por acreditarem no seu potencial de trabalho. A pesquisa também revelou que 65% dos gestores possuem resistência em entrevistar e/ou contratar pessoas com deficiência. Buscando desmitificar essa visão perante os PCDs, o Instituto Empreender oferece consultoria, oficinas e workshops para que as instituições aprendam mais sobre como “serem” acessíveis e as necessidades de adaptação de espaço, equipamentos e softwares imprescindíveis para viabilizar a inclusão de pessoas com deficiência no ambiente de trabalho.

Nos dias 18, 19 e 21 de maio o Instituto Empreender realizou oficinas, workshops e palestras junto aos colaboradores da Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico em Saúde – Fiotec, com foco na sensibilização de gerentes e colaboradores para a inserção de pessoas com deficiência na empresa e também mostrando a importância e a facilidade de se praticar a inclusão em ambientes de trabalho.

De acordo com Bruna Bernardes, gerente de inclusão e aprendizagem do Instituto Empreender, a oficina auxilia as empresas a compreender o trabalho com pessoas com deficiência, enxergando-os como funcionários “normais”.

“Deixamos claro que a empresa não deve se sentir no dever de cumprir a lei de cotas, criando vagas para contratar o PCD. Nosso objetivo é propor que a empresa se adapte ao PCD criando um ambiente favorável, fazendo que o deficiente se sinta realmente inserido”, explicou.

Fabiana Sampaio é surda e atua no setor administrativo da Fiotec há um ano e dois meses. Ela acredita que este tipo de conscientização e sensibilização com os funcionários contribui para a evolução da empresa.  “É importante fazer este tipo de trabalho de conscientização. Nós ficamos felizes com esses processos de inclusão”, declara a profissional.

Elisa Faria, colaboradora da Fiotec e participante da oficina de sensibilização promovida pelo Instituto Empreender, afirma que informações sobre a contratação de PCDs ou sobre o relacionamento com os mesmos no dia a dia de trabalho não são divulgadas com tanta frequência e este tipo de iniciativa é importante para ter mais esclarecimentos sobre a questão da Lei de Cotas e inclusão. “Ideias como essas precisam chegar até os funcionários e é importante que outras empresas se conscientizem disso e comecem a trabalhar com seus funcionários melhores formas para receber os PCDs e valorizar o potencial que eles têm”, afirmou.

A Fiotec, no Rio de Janeiro, é um exemplo de empresa que vem investindo na contratação de pessoas com deficiência. Um novo prédio está sendo construído para que a companhia possa aumentar o seu quadro de funcionários PCDs. O novo espaço contará com salas adaptadas e acessíveis para receber os profissionais, reforçando a política de inclusão e acessibilidade da instituição. “A importância dessas pessoas trabalharem conosco é radicalizar esse preconceito e dizer que todos nós somos capazes, independente de ter deficiência ou não”, afirmou a analista de Recursos Humanos da Fiotec, Flávia Xavier.

Além de oferecer consultoria, palestras e workshops para empresas que buscam contratar PCDs, o Instituto Empreender também promove gratuitamente o Programa Enter Jovem – Orientação Profissional de forma inclusiva, com material ampliado e em braile para cegos e aulas em libras para surdos.  O Enter Jovem trabalha a qualificação socioprofisional e inserção produtiva de jovens e pessoas com deficiência, que estão à procura de emprego.

Para saber mais sobre o trabalho do Instituto Empreender com PCDs, leia: http://institutoempreender.org/blog/mercado-de-trabalho_pcd/