“Espero deixar um legado à frente da Coordenadoria de Juventude de SP”

Tags

Posts Relacionados

Compartilhe

“Espero deixar um legado à frente da Coordenadoria de Juventude de SP”

DSC01411

Cleuder de Paula, Coordenador de Juventude do Estado de São Paulo, concedeu entrevista ao Infojovem, ocorrida na sede da Coordenadoria durante a última semana. Buscamos reunir informações sobre o Coordenador, opiniões sobre as prioridades de gestão e a criação do Conselho Estadual de Juventude, confira:

Infojovem: Conte um pouco sobre a sua trajetória pessoal e política até sua chegada à Coordenadoria.

Cleuder: Eu venho do 3º Setor, onde atuei em projetos de formação profissional, no Rotary Club e em outras organizações sociais. Sou militante do PRB desde o 1 º ano da sua existência. Minha atuação sempre teve uma visão voltada às classes menos favorecidas, à população de periferia e particularmente jovens dessas regiões.

Infojovem: O que você espera alcançar durante sua gestão à frente da Coordenadoria Estadual de Juventude de SP?

Cleuder: Esse 1º ano é de aprendizado aqui na Secretaria, de entendimento dos procedimentos internos, e visitas para conhecer todo o Estado de São Paulo. Além disso, o processo de construção da Conferência Estadual de Juventude, prevista para acontecer no começo de novembro, está uma loucura, seguimos trabalhando bastante para que ela seja um sucesso.

Eu espero deixar um legado, modestamente. Vejo que há tanta coisa para ser feita que a minha contribuição pode sim fazer a diferença na construção das políticas de juventude em São Paulo.

IMG-20151014-WA0010

Infojovem: Quais são as suas prioridades de gestão?

Cleuder: Investiremos em política de prevenção do uso de drogas, problema que afeta toda a sociedade, mas principalmente os jovens que vivem na periferia das cidades. tambám lançaremos cursos de qualificação profissional e promoveremos um grande processo de capacitação em temas juvenis voltado aos gestores públicos, conselheiros municipais e lideranças sociais do Estado. Por fim, estarei sempre aberto ao diálogo, mesmo sabendo dos conflitos e diferenças ideológicas e de opinião entre os movimentos e a Secretaria, penso que é possível avançarmos juntos.

Infojovem: Como estão os preparativos para a realização da Conferência Estadual de Juventude?

Cleuder: Estamos nos preparando para fazer uma grande Conferência, com estrutura adequada para receber a todos que sairão de seus municípios, e suas propostas serão levadas em consideração na minha gestão como Coordenador, por isso devemos construir as melhores propostas afim de qualificar o debate de juventude no Estado.

Infojovem: E sobre a provável extinção da Secretaria Nacional de Juventude, qual é a sua opinião?

Cleuder: Eu vejo, caso isso realmente se configure, que será um grande retrocesso para as políticas de juventude no Brasil, diante dos avanços que ocorreram nesses últimos 10 anos. Apresento o meu repúdio quanto a possibilidade de extinção da SNJ

Infojovem: Uma pergunta que não quer calar entre quem atua no tema em São Paulo. O Conselho Estadual de Juventude será finalmente instituído durante a sua gestão?

Cleuder: A instituição do Conselho é inerente ao processo da consolidação das PPJ´s no Estado, me surpreende que ele não tenha sido criado até hoje. Ele não será feito em uma canetada mas com diálogo e a construção conjunta com quem deseja dialogar sobre esse tema, essa é a minha disposição.

Infojovem: Como fazer com que a agenda de juventude ganhe relevância nos espaços de poder em São Paulo?

Cleuder: Participação ativa e a utilização de ferramentas de pressão social são elementos importantes para que a juventude ocupe ainda mais protagonismo nos espaços de poder. É preciso que a juventude assuma o protagonismo na política brasileira. Vejo que estamos passando por um momento de transição na política brasileira, o modelo atual de participação política está obsoleto, em um mundo que as pessoas utilizam cada vez mais a internet, redes sociais para se manifestarem. Quando os questionamentos a esse modelo forem superados, surgirá um novo cenário, o qual espero que ofereça maior espaço para as demandas da juventude em São Paulo e no Brasil.