Tags
Posts Relacionados
Compartilhe
Precisamos falar sobre discriminação de gênero
Discriminação: ato ou efeito de separar, segregar, pôr à margem.
Gênero: identidade social que define e diferencia as pessoas em Homens e Mulheres, cada qual com seus comportamentos e papéis sociais.
Vivemos em uma sociedade patriarcal, ou seja, em que o poder é concentrado pelos homens. Essa sociedade também é machista, uma vez que defende a continuação da dominação e supremacia masculina em todos os âmbitos da vida. Essas caracterÃsticas geram a discriminação de gênero, a desigualdade entre Homens e Mulheres. É esse fenômeno que explica porque em regra mulheres trabalham mais e ganham menos do que os homens, já que as mulheres além do trabalho assalariado, trabalham no âmbito doméstico, cuidando dos filhos, da limpeza e etc. E também justifica ações violentas contra à s mulheres, como as apresentadas nas imagens publicitárias selecionadas. São imagens que alimentam o imaginário social da desigualdade entre os gêneros e das mulheres como objeto sexual.
ELAS são estereotipadas como frágeis, sensÃveis, devem ser bonitas, amáveis, delicadas, obedientes, dependentes, possuem necessidade de proteção, mas também são confusas (devidos aos hormônios e à TPM). Para ELES é reservado o espaço da autonomia, da força, da razão e do uso irrestrito da violência para realizar seus desejos.
Em uma sociedade baseada no consumo é bastante simbólico perceber que as agências publicitárias reforçam a discriminação de gênero, pois, essa inferiorização da mulher na sociedade contribui para que mais produtos sejam vendidos. Nessa perspectiva, objetos valem mais que pessoas.
Quer dizer que uma mulher consegue abri-lo?
(Publicidade estadunidense da década de 1950)
Deixe suas preocupações para trás…
(Publicidade da Ford divulgada em 2012 com charge do ex-presidente italiano Silvio Berlusconi)
Quanto mais a mulher trabalha, mais bonita ela fica!
(Publicidade estadunidense da década de 1950)
É bom ter as meninas pela da casa…
(Publicidade estadunidense da década de 1950)
(Publicidade veiculada pela DAFRA no Nordeste do Brasil em 2013)
(Publicidade veiculada pela Devassa no Brasil em 2013)
( Publicidade dos ternos da Duncan Quinn, 2012)
(Publicidade veiculada em Nápoles, Itália, da marca Relish).
(Publicidade veiculada no Brasil, 2010)
(Publicidade de camisinha extra-grande da marca Durex)
Por:Â Tchella Maso
** As opiniões apresentadas nesse artigo são de responsabilidade do seu autor.