Tags
Posts Relacionados
Compartilhe
Abertas as inscrições para o Parlamento Juvenil do MERCOSUL
Estudantes do ensino médio e ensino técnico da rede estadual e federal de todo o paÃs já podem se inscrever para participar do Parlamento Juvenil do MERCOSUL. O edital com todos os detalhes para a seleção já está disponÃvel e as inscrições podem ser feitas até o dia 5 de setembro de 2016.A ideia é fazer com que esses jovens atuem como protagonistas dentro da escola.
O desafio é a elaboração de um projeto que contemple temas como integração regional, inclusão educativa, gênero, jovem e trabalho, direitos humanos ou participação cidadã.“O jovem, ele vai procurar analisar e levantar situações no ambiente escolar onde ele pode intervir, reunindo informações disponÃveis e consultando colegas e professores, toda a comunidade escolar. Ao fazê-lo, de forma democrática, esse jovem vai adquirir mais confiança em si e na sua capacidade de intervir construtivamente em seu entorno social, né, garantindo que os jovens tenham voz dentro da sua própria escola.
No total, serão classificados 27 candidatos. Para concorrer a uma vaga, o estudante precisa elaborar um projeto e encaminhá-lo à unidade regional da Secretaria de Educação ou a uma Instituição da Rede Federal de Educação Tecnológica, juntamente com os demais documentos exigidos. O processo terá duas etapas, até que os selecionados integrem o grupo dos representantes de todos os paÃses-membros e associados do MERCOSUL. Em seguida, a tarefa será a criação de um documento que aborde o tema: o Ensino Médio que Queremos, onde devem elaborar propostas e recomendações que serão entregues para os ministros de educação dos seus paÃses, em uma reunião de ministros do MERCOSUL, além de ser entregue também ao Parlasul, espaço onde reúne a representação parlamentar de todos os paÃses do bloco regional.
Ficou interessado?Acesse o EDITAL e participe!
Com informações do Portal MERCOSUL