Tags
Posts Relacionados
Compartilhe
Conferência da ONU aprova uma nova agenda para a vida nas cidades
Na 3ª Conferência das Nações Unidas sobre Moradia e Desenvolvimento Urbano Sustentável, encerrada na última quinta-feira (20) em Quito, capital do Equador, foi aprovada a Nova Agenda Urbana que orientará o desenvolvimento inclusivo e sustentável das cidades do globo nas próximas duas décadas.
Segundo a agenda, após as duas edições anteriores da conferência, respectivamente em 1976 e 1996, a condição de vida de milhões de residentes urbanos do mundo tem sido melhorada. No entanto, a pobreza de diferentes formas, a desigualdade crescente a cada dia, a deterioração ambiental e a exclusão social são ainda os principais obstáculos para o desenvolvimento urbano sustentável do globo.
Na conferência em Quito, os participantes concordaram em aproveitar a urbanização para concretizar o desenvolvimento sustentável, considerando-a como motor para o crescimento econômico inclusivo e sustentável, o desenvolvimento socioeconômico e a proteção ambiental.
O diretor-executivo da ONU-Habitat, Joan Clos, afirmou na cerimônia de encerramento que a Nova Agenda Urbana constitui um mapa da rota para com o desenvolvimento urbano sustentável nos 20 anos seguintes, sendo um marco importante com significado histórico. Ele pediu a todos os paÃses para tomarem medidas pragmáticas para honrar os compromissos nesta agenda.
O ministro da Habitação e Desenvolvimento Urbano-Rural da China, Chen Zhenggao, afirmou na conferência que o paÃs vai participar e promover ativamente o processo da urbanização sustentável para melhorar a qualidade de vida da população, além de reforçar a cooperação internacional a respeito.
Fonte: Rádio China On Line