Compartilhe
Segurança Pública
Atualmente, muito se tem falado de segurança pública e pouco se discutido quais são as causas de tanta insegurança sentida pela população. As pessoas acham que para se sentirem seguras contra perigos e danos, basta a implementação de polÃticas de controle rÃgido por parte do Estado.
Há pouco debate sobre como se tem estabelecido os relacionamentos, se estas bases têm sido construÃdas em relações de confiança e respeito mútuo. Isso talvez fosse uma solução mais eficaz para o impasse da segurança nacional:
- Investir numa educação voltada para a ética da paz entre as pessoas baseada na confiança e solidariedade social.
- Desenvolver uma prática de respeito ao outro e responsabilização por nossas ações.
Por enquanto, toda a sociedade se ergue e relaciona-se mediante a responsabilização do poder público.
O que é segurança pública?
É um conjunto de dispositivos e de medidas de precaução que asseguram a população de estar livre do perigo, de danos e riscos eventuais à vida e ao patrimônio. É também um conjunto de processos polÃticos e jurÃdicos destinados a garantir a ordem pública na convivência pacÃfica dos seres humanos na sociedade. Ela não se trata apenas com medidas repressivas e de vigilância, mas com um sistema integrado e otimizado envolvendo instrumento de coação, justiça, defesa dos direitos, saúde e social. O processo de segurança pública se inicia pela prevenção e finda na reparação do dano, no tratamento das causas e na re-inclusão na sociedade do autor do ilÃcito.
Segurança Pública e Direitos Humanos
A partir do processo de redemocratização do Brasil surgiram vários movimentos em defesa dos direitos humanos que fortaleceram e manifestaram a preocupação de resgatar a cidadania para todos os segmentos da população assim como protegê-los contra as arbitrariedades e violências cometidas por grupos da sociedade civil e pelo Estado.
O movimento em defesa dos direitos humanos criou diversos instrumentos legais de defesa destes direitos. Essa fase teve como marco a Convenção Contra a Tortura e Outros Tratamentos Cruéis e Degradantes.
O Programa Nacional de Direitos Humanos, o primeiro na América Latina, trouxe uma nova visão de direitos humanos, porque abordou não só direitos civis e polÃticos, mas também econômicos, sociais, culturais e coletivos, apesar de muitas vezes seu foco em relação aos direitos humanos ter ficado restrito apenas à polÃcia versus o preso.
É essencial pensar que os direitos humanos fundamentais desenvolvem-se nas dimensões da liberdade, igualdade, solidariedade e democracia, uma vez que estes são elementos vitais para a sua efetividade.
Links
- A crise da Segurança Pública no Brasil
- Artigos sobre Segurança Pública
- Blog da Segurança Pública
- Brasil Segurança
- Comunidade de Segurança
- Fórum de Segurança Pública
- Instituto de Segurança Pública – RJ
- O Conceito de Segurança Pública
- O Papel da Sociedade na PolÃtica de Segurança Pública
- Organização da Segurança Pública no Brasil
- Os desafios da Segurança Pública em Pernambuco
- Portal Segurança com Cidadania
- Segurança Pública
- Trabalhos Acadêmicos sobre Segurança Pública
Programas de Governo
Links
- Secretaria de Defesa Social de Pernambuco
- Segurança Pública – Distrito Federal
- Segurança Pública – São Paulo
- Segurança Pública em Pernambuco: investimentos e homicÃdios
Links por Estado
Amazonas
Ceará
Maranhão
ParaÃba
Rio Grande do Norte