Compartilhe
Esporte
“Todas as formas de atividade fÃsica que contribuem para a boa forma fÃsica, para o bem-estar mental e para a interação social. Estas Incluem a brincadeira; a recreação, o esporte organizado, casual e competitivo; e os esportes ou jogos indÃgenas.” (Nações Unidas, 2003)
Segundo a Unesco, o Esporte é considerado um direito humano fundamental para todos, incluindo especialmente as mulheres, jovens, pessoas idosas e com necessidades especiais.
A prática regular de esportes contribui de maneira decisiva para uma vida saudável, com bem estar e com uma maior consciência e respeito com o próprio corpo. O esporte influencia no aumento da expectativa de vida, pois reduz o risco em relação a doenças do coração, diabetes e alguns tipos especÃficos de cânceres.
O esporte na escola também tem um papel fundamental no desenvolvimento de capacidade entre crianças, adolescentes e jovens. Além de ser uma oportunidade de recreação, pode contribuir para melhorar o desempenho escolar.
O esporte contribui para a melhora das relações sociais uma vez que pode unir, de uma maneira espontânea e criativa, as pessoas na comunidade. Além disso, pode ser uma excelente forma de inclusão social, ao permitir oportunidades iguais de participação independente de gênero, raça ou habilidade.
“Entre 2002 e 2003, os gastos dos governos estaduais com esporte diminuÃram 19,6%, caindo de 0,13% das despesas totais para apenas 0,09%.”
(Fonte: IBGE)
O IBGE em parceria com o Ministério do Esporte realizou uma pesquisa referente à atividade esportiva no Brasil sob responsabilidade da esfera pública no âmbito dos estados e dos municÃpios.
- Pesquisa de Esporte – Perfil dos MunicÃpios Brasileiros
- Pesquisa de Esporte – Estados
- Legislação brasileira para o esporte
Links
- Comitê OlÃmpico Brasileiro
- Confederação Brasileira do Desporto Universitário
- Ministério do Esporte
Saiba mais sobre os diferentes esportes praticados no Brasil
Além dos esportes mais conhecidos pelos brasileiros, como o futebol, o vôlei, o basquete, entre outros, há também alguns esportes não muito comuns aqui no Brasil, como é o caso da acrobacia (sim, é um esporte!), do balonismo, do cricket, do rugby, entre outros.
Para mais informações, acesse a página com a lista das Confederações Nacionais de Esporte.
Conheça quais são os programas governamentais que estão sendo implementados na área do esporte!
Governo Federal
Programa Segundo Tempo – É um programa do Ministério do Esporte, em parceria com o Ministério da Educação, promovido pela Secretaria de Esporte Educacional, destinado a democratizar o acesso à prática esportiva, por meio de atividades esportivas e de lazer realizadas no contra-turno escolar. Tem a finalidade de colaborar para a inclusão social, bem-estar fÃsico, promoção da saúde e desenvolvimento intelectual e humano, e assegurar o exercÃcio da cidadania.
O programa caracteriza-se pelo acesso a diversas atividades e modalidades esportivas (individuais e coletivas) e ações complementares, desenvolvidas em espaços fÃsicos da escola ou em espaços comunitários, tendo como enfoque principal o esporte educacional.
Programa Bolsa-Atleta – Tem por objetivo garantir uma manutenção pessoal mÃnima aos atletas de alto rendimento, que não possuem patrocÃnio, buscando dar condições para que se dediquem ao treinamento esportivo e participação em competições visando o desenvolvimento pleno de sua carreira esportiva.
Investe prioritariamente nos esportes olÃmpicos e paraolÃmpicos, com o objetivo de formar, manter e renovar periodicamente gerações de atletas com potencial para representar o PaÃs nos Jogos OlÃmpicos e ParaolÃmpicos.
Descoberta do Talento Esportivo – É uma ação com a finalidade de identificar jovens e adolescentes matriculados na rede escolar que apresentam nÃveis de desempenho motor compatÃveis com a prática do esporte de competição e de alto rendimento.
Projetos Esportivos Sociais – Tem como objetivo geral promover a inclusão social de crianças e adolescentes por meio do Esporte, utilizando recursos incentivados, previsto no Art. 260 do ECA. E desta forma, ampliar o atendimento socioesportivo do PaÃs.
Abrange o público de 0 a 18 anos.
Pintando a Liberdade – O programa promove a ressocialização de internos do Sistema Penitenciário por meio da fabricação de materiais esportivos. Além da profissionalização, os detentos reduzem um dia da pena para cada três dias trabalhados e recebem salário de acordo com a produção.
Programa Esporte e Lazer da Cidade – Implantado e gerenciado pela Secretaria Nacional de Desenvolvimento do Esporte e do Lazer, SNDEL, do Ministério do Esporte, o programa visa, em sÃntese, suprir a carência de polÃticas públicas e sociais que atendam à s crescentes necessidades e demandas da população por esporte recreativo e lazer, sobretudo daquelas em situações de vulnerabilidade social e econômica, reforçadoras das condições de injustiça e exclusão social a que estão submetidas.