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Transporte e Meio Ambiente
A poluição do ar nas cidades é hoje uma das mais graves ameaças à nossa qualidade de vida. Os principais causadores da poluição do ar são os veÃculos automotores. Os gases que saem do escapamento contêm monóxido de carbono, óxidos de nitrogênio, hidrocarbonetos, óxidos de enxofre e material particulado (fumaça preta).
A quantidade desses gases depende do tipo e da qualidade do combustÃvel e do tipo e da regulagem do motor. Quanto melhor é a queima do combustÃvel, ou melhor dizendo, quanto melhor regulado estiver seu veÃculo, menor será a poluição.
A presença desses gases na atmosfera não é só um problema para cada uma das pessoas, é um problema para toda a coletividade de nosso planeta.
O monóxido de carbono não tem cheiro, não tem gosto e é incolor, sendo difÃcil sua identificação pelas pessoas. Mas é extremamente tóxico e causa tonturas, vertigens, alterações no sistema nervoso central e pode ser fatal, em altas doses, em ambientes fechados.
O dióxido de enxofre, presente na combustão do diesel, provoca coriza, catarro e danos irreversÃveis aos pulmões e também pode ser fatal, em doses altas.
Os hidrocarbonetos, produtos da queima incompleta dos combustÃveis (álcool, gasolina ou diesel), são responsáveis pelo aumento da incidência de câncer no pulmão, provocam irritação nos olhos, no nariz, na pele e no aparelho respiratório.
A fuligem, que é composta por partÃculas sólidas e lÃquidas, fica suspensa na atmosfera e pode atingir o pulmão das pessoas e agravar quadros alérgicos como asma e bronquite, irritação de nariz e garganta e facilitar a propagação de infecções gripais.
A poluição sonora provoca muitos efeitos negativos. Os principais são: distúrbios do sono, estresse, perda da capacidade auditiva, surdez, dores de cabeça, distúrbios digestivos, perda de concentração, aumento do batimento cardÃaco e alergias.
- Alguns procedimentos contribuem para a redução da poluição atmosférica e da poluição sonora: Regule e faça a manutenção periódica do seu motor;
- Calibre periodicamente os pneus;
- Não carregue excesso de peso;
- Troque de marcha na rotação correta do motor;
- Evite reduções constantes de marcha, acelerações bruscas e freadas excessivas;
- Desligue o motor numa parada prolongada;
- Não acelere quando o veÃculo estiver em ponto morto ou parado no trânsito;
- Mantenha o escapamento e o silencioso em boas condições;
- Faça a manutenção periódica do equipamento destinado para reduzir os poluentes-catalisador (nos veÃculos em que é previsto).
Há ainda o problema da sujeira que é jogada em vias públicas. Além de correr o risco de atrapalhar a visão de outros condutores, podendo causar graves acidentes, ainda contribui para poluir o meio-ambiente. Sem contar que alguns materiais, como latas e garrafas plásticas levam muito tempo para serem absorvidos pela natureza. Uma dica para evitar esse tipo de ação, é sempre manter dentro do veÃculo, sacos para a coleta de lixo. Assista este trailler sobre um projeto de transporte sustentável, o carro elétrico:
Links
- Associação Brasileira de Educação de Trânsito
- Educação para a segurança no trânsito
- Educação para o Trânsito – DETRAN BA
- Educação para o Trânsito – DETRAN MG
- Educação para o Trânsito – DETRAN PI
- Educação para o Trânsito – DETRAN SC
- Educação para o Trânsito – DETRAN SP
- Educação para o Trânsito – DETRAN TO
- Educação para o Trânsito – Perkons
- Glossário de Educação para o Trânsito
- ONG Trânsito Amigo
- Os 12 mandamentos do motociclista
- Portal de Educação para o Trânsito – PR
- Portal do Trânsito
- Educação das Crianças para o Trânsito – Ensinamentos Básicos
- Trânsito com Vida
Dia Mundial Sem Carro
O Dia Mundial Sem Carro é um movimento que começou em algumas cidades da Europa nos últimos anos do século 20, e desde então vem se espalhando pelo mundo, ganhando a cada edição mais adesões nos cinco continentes. Trata-se de um manifesto/reflexão sobre os gigantescos problemas causados pelo uso massivo de automóveis como forma de deslocamento, sobretudo nos grandes centros urbanos, e um convite ao uso de meios de transporte sustentáveis – entre os quais a bicicleta é a grande vedete.
A idéia principal do dia é fazer com que as pessoas pensem um pouco sobre o estilo de vida que levam, sobre a possibilidade de diminuÃrem o uso do carro (em face do trânsito pesado enfrentado nas cidades), ou mesmo, se possÃvel, em substituÃ-lo por outro meio de transporte.
O Dia Mundial Sem Carro foi implantado pela primeira vez na França, em 22 de setembro de 1997. Em 2000, a União Européia instituiu a Jornada Internacional “Na Cidade, sem meu Carro”, reunindo 760 cidades. Em 2001, 1683 cidades participaram. Encorajados pelo êxito da iniciativa do Dia Europeu sem Carros, a comissão organizadora lançou, em 2002, a Semana Européia da Mobilidade.
Em 2001, 11 cidades brasileiras aderiram ao Dia Mundial Sem Carro: Porto Alegre, Caxias do Sul e Pelotas (RS); Piracicaba (SP); Vitória (ES); Belém (PA); Cuiabá (MT), Goiânia (GO); Belo Horizonte (MG); Joinville (SC); São LuÃs (MA).
Em 2007, protagonizada pelo Movimento, a campanha para o Dia Mundial Sem Carro engajou entidades de todas as regiões da cidade e despertou a atenção da população e do poder público para assuntos decisivos para a vida em São Paulo, como cidadania no trânsito, congestionamentos, respeito ao pedestre, segurança e poluição. O tema gerou desdobramentos importantes, que continuam sendo acompanhados pelo Movimento.
Em 2008, 32 cidades aderiram ao Dia Mundial Sem Carro, segundo dados da ONG Rua Viva, responsável por organizar o evento.